segunda, 22 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1694

DIVÓRCIOS AUMENTAM 40% NA BAHIA POR CAUSA DA QUARENTENA

Redação - 03/07/2020 09:47 - Atualizado 03/07/2020

Durante esse período de quarentena, em decorrência da pandemia do novo coronavirus, muitos casais não conseguem lidar com a nova rotina: dividir tarefas domésticas, perder a privacidade e conviver sob o mesmo teto sem poder sair de casa. Com isso, houve um aumento de 40% no número de divórcios na Bahia, entre maio e junho deste ano, segundo dados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), divulgados pelo Correio.

Contudo, quando comparamos os meses de março a junho de 2020 com o mesmo período do ano passado: há uma queda de 57%. A baixa na comparação com os números de 2019 pode esconder um pouco a realidade, uma vez que houve aumento na procura pelo serviço neste último mês da pandemia e, principalmente, pela dificuldade de acesso ao poder judiciário durante o isolamento.

No maior cartório da Bahia, no 12º ofício de notas, por exemplo, a titular Conceição Gaspar, afirma que o registro de divórcios na unidade aumentou 23% de março a junho deste ano, em relação ao mesmo intervalo de 2019. Destes, 8% foram divórcios virtuais, permitidos desde o início de junho pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A procura tem sido grande e aumentou nos últimos dias com a aplicação do e-notariado, que possibilitou que os divórcios sejam feitos por videoconferência e os documentos sejam enviados por e-mail, o que facilita muito a vida da população”, relata a tabeliã, que atua no cartório desde 1998.

E os casos tendem a aumentar quando acabar a crise do novo coronavírus, já que alguns tipos de divórcio exigem a presença do juiz, informam especialistas em Direito da Família.

Foto: Reprodução/ Getty Images

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.