domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

2 DE JULHO: RUI E NETO PARTICIPAM DE SOLENIDADE RESTRITA

Redação - 02/07/2020 09:02 - Atualizado 02/07/2020

Conforme a programação oficial, o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa hasteiam as bandeiras nacional, do estado e da capital baiana, seguido pela deposição de flores aos Heróis da Independência no monumento do General Labatut.

A solenidade conta também com as presenças dos presidentes da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), deputado Nelson Leal (PP) e historiador Eduardo Morais de Castro, respectivamente, dentre outras autoridades e imprensa.

O local onde ocorrerá as celebrações foi interditado com gradil, com o objetivo de evitar aglomerações. Não haverá o tradicional cortejo cívico com os carros alegóricos dos caboclos, símbolos da independência, e nem a apresentação de grupos folclóricos ou culturais.

Diante da impossibilidade da realização dos festejos e desfiles que marcam o 2 de Julho, por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura promoverá uma agenda virtual para celebrar a data.
Dois de Julho online:

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) disponibilizará em seu canal no Youtube uma programação recheada de atrações, durante seis dias, com direito à exibição de filmes, encontro de filarmônicas, videoaulas e rodas de conversas. Também haverá jogos educativos temáticos para crianças e adolescentes nos perfis da FGM no Instagram (@ fgmoficial) e Facebook (@ fgmcultura).
História
A independência do Brasil na Bahia comemora o início da separação definitiva do país do domínio de Portugal pelas tropas do Exército e da Marinha Brasileira, em 2 de Julho de 1823 – ano seguinte ao anúncio da emancipação brasileira proclamada por Dom Pedro I (7 de setembro de 1822).
As batalhas em solo baiano contaram com amplo apoio da população e foram essenciais para expulsar as tropas portuguesas que insistiam em ocupar algumas províncias brasileiras. Dentre os nomes hoje lembrados pela vitória estão Maria Felipa, Sóror Joana Angélica, General Labatut e Maria Quitéria.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.