quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

BOLSONARO ADMITE PROBLEMA NO CURRÍCULO DE DECOTELLI, MAS GARANTE QUE ELE SEGUE COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Redação - 30/06/2020 07:02 - Atualizado 30/06/2020

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em uma rede social que há “inadequações” no currículo do ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, mas que Decotelli tem “capacidade” de ocupar o cargo. Após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro nesta tarde, o ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli afirmou que continua no cargo. Em entrevista, Decotelli se defendeu das acusações de plágio e de informações falsas em seu currículo. De acordo com ele, pode ter havido “distração” na hora de referenciar citações na sua dissertação de mestrado e todos os créditos de sua formação no doutorado foram cumpridos, o que ocorreu foi “detalhe operacional” em relação à legislação argentina. Ao ser questionado sobre sua permanência no MEC, Decotelli afirmou “sou ministro”.

Segundo Decotelli, Bolsonaro perguntou sobre sua experiência como professor, questões de “detalhe acadêmico”, doutorado e pós doutorado, e do que se trata a estrutura de inconsistência do currículo. O ministro explicou que precisava ter retornado à Argentina para apresentar sua tese novamente após adequação proposta pela banca, mas não teve condições financeiras para tal. Ele afirmou que nem a Capes e nem o CNPq pagaram seus estudos.

— Expliquei a ele a questão de diferença entre defender uma tese e de cursar os créditos de doutorado. A Universidade de Rosário acolheu um grupo de professores da Fundação para fazer o curso de doutorado e ao concluir o curso a universidade entregou um certificado de conclusão de créditos e esse certificado de conclusão a direção da universidade nos entregou. Foi feita uma formatura e a Universidade de Rosário entregou àqueles que tinham concluído o curso de pós-graduação doutorado. Tem uma outra etapa, aqueles que quiserem além de terminar o curso de pós-graduação em doutorado, que quiserem defender a tese, aí eles receberão o título de doutor para validade nas leis argentinas — disse Decotelli.

— Ao obter essa característica, tem que apresentar uma tese. E  a banca falou que a tese está com ponto de corte muito longo, está muito profunda, faça adequações  para reapresentar a tese. Essa foi a recomendação formal da banca, ao terminar eu precisaria voltar novamente ao Brasil, já com dificuldade financeira não mais voltei, houve dificuldade financeira em bancar o aperfeiçoamento e a ressubmissão.

Decotelli afirmou que todos os documentos comprovando sua frequência e suas notas estão na secretaria da universidade: — Os créditos foram concluídos. O detalhe operacional é que para efeitos de realidades locais, pelas leis argentinas, o registro, não foi feita a defesa de banca. Agora, o curso de pós-graduação com todas as notas as disciplinas concluídas, todas aprovadas, todas registradas, frequência, toda a estrutura, os papeis estão disponíveis na secretaria da Universidade de Rosário.

Ao se justificar sobre o possível plágio em sua dissertação, Decotelli afirmou que no mestrado lê-se muito e quando defendeu sua dissertação não havia mecanismos de verificação que pudessem lhe apontar as inconsistências. — O presidente falou “doutorado, resolvido.” Aí vem o questionamento do mestrado. No mestrado a gente lê muito, são muitos livros, minha dissertação foi feita com base na minha bagagem. Quando você lê muito livro e vai escrever, você tem que obrigatoriamente ter uma disciplina mental de escrever, revisar, e o que você citar, tem que mencionar. Aí você fica mencionando, registrando e ponderando. É possível haver distração? Sim, senhora. Hoje há mecanismos para verificar se teve ou não inconsistência, mas naquela época (não). Não houve plágio. Plágio é quando faz ctrl c , ctrl v.

Decotelli negou que Bolsonaro tenha falado sobre “constrangimento” diante das informações falsas em seu currículo e afirmou que tem larga experiência como professor. O ministro citou ainda um episódio de racismo sofrido por sua filha na escola quando era criança. Ele contou que quando sua filha revelou à professora a vontade de ser médica, a docente a desencorajou dizendo que ela era negra.  — Ele não falou de constrangimento, falou que confia nos projetos para ter um Brasil equalizado, com oportunidade para todos.

O ministro afirmou que os textos utilizados em sua dissertação estavam dentro do percentual limite permitido.  Questionado sobre o pós-doutorado, Decotelli afirmou que suas pesquisas na Alemanha estão registradas em cartório acadêmico. — Sou ministro, tenho trabalhos agora e vou ficar até de noite para tentar corrigir os ajustes de Enem, de Sisu, as demandas grandes —  afirmou, acrescentando que não se arrepende do que aconteceu:  — São apenas correções em relação a texto.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.