quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5256 Dólar 5.1535

INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO PEDE QUE TCU LIBERE LICITAÇÃO DA FIOL

Redação - 27/06/2020 08:00 - Atualizado 27/06/2020

Por: João Paulo Almeida

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) solicitou apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) na análise do processo referente à Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O pedido foi encaminhado no dia 24 de junho, ao ministro Aroldo Cedraz, relator do processo que é pré-requisito para a conclusão das obras do trecho 1, entre Ilhéus e Caetité.

Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o vice governador João Leão (PP), afirmou que a obra está na pauta do governo federal e deve ser retomada em breve. Segundo o líder do PP na Bahia o projeto já tem vários pontos quase concluídos e precisa apenas de obras de conclusão em outros. (Veja aqui a entrevista completa).

Além do Ibram, o ministro Cedraz já recebeu ofícios do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, dos presidentes das federações baianas das Indústrias (Ricardo Alban), Agricultura (Humberto Miranda) e Comércio (Carlos Andrade). De acordo com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a ferrovia será fundamental para o desenvolvimento da Bahia. A estrada de ferro pretende acelerar o desenvolvimento dos municípios ao longo dos seus mais de 1000 km, o panorama atual das obras e a expectativa de setores como mineração e agronegócio.

“A Fiol é uma obra que vai fazer com o interior da Bahia aquilo que o Polo Petroquímico fez com a Região Metropolitana de Salvador. Esta é uma obra que precisa ser compreendida de maneira mais ampla, é um projeto estruturante. Não é uma chuva no sertão, é um rio perene que vai continuar passando”, afirmou o presidente da companhia, Antonio Carlos Tramm.

(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.