terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.189

TAXA DE CONTÁGIO EM SALVADOR CAI PARA MENOS DE 1 E ABERTURA DO COMÉRCIO DEPENDE APENAS DE REDUÇÃO NA OCUPAÇÃO DAS UTIs

Redação - 23/06/2020 08:35 - Atualizado 23/06/2020

O Secretário da Saúde, Léo Prates, informou, em contato com o Bahia Econômica, que há bons indicadores sobre o controle da pandemia e que o principal dele,  a taxa de crescimento do contágio, o chamado Rt, está abaixo de 1, há seis dias, o que indica uma redução da disseminação da epidemia em Salvador.

O Rt mede a taxa de retransmissão do vírus. Quando ele está abaixo de 1, significa que de 100 pessoas infectadas ela contamina 0,9, ou menos o que indica que a disseminação está caindo. Além da redução da taxa de contágio, Salvador mostra sinais de que está entrando na chamada fase de platô quando, após o pico de casos, vem a estabilização, como, aliás, disse ontem o Prefeito ACM Neto.

Todos esses fatores indicam que a reabertura da economia está próxima, mas Prates afirmou que para que possa ser possível avançar na reabertura da economia  será preciso reduzir a ocupação de leitos de UTI, que está em 82% . “Se baixarmos para menos de 70% dá pra começar a fazer alguma coisa em termos de reabertura da economia, disse o secretário. Essa redução pode acontecer ainda em junho já que novos leitos estão previstos para serem entregues.

Veja Também:     Salvador já chegou ao pico e está começando a reduzir os casos e mortes por Covid-19

 ACM Neto diz que Salvador pode atingir o platô ainda em junho

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.