terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.6197 Dólar 5.287

TURISMO DA BAHIA DEVE RETRAIR 15% EM 2020 DEVIDO A COVID-19

Redação - 19/06/2020 17:30 - Atualizado 19/06/2020

Por: João Paulo Almeida 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou hoje os possíveis impactos da Covid-19 nas Atividades Características do Turismo (ACT) da Bahia para representantes da Secretaria do Turismo (Setur). Os dados mostram que em 2019, as atividades características tiveram um crescimento estimado de 4,1%, bem acima da economia como um todo, que cresceu 1,2%. Já a estimativa para este ano, devido aos impactos da Covid-19, que afetam principalmente as ACT, com o fechamento de hotéis, restaurantes, artístico, dentre outros, tem queda estimada de 15,2 %. Os segmentos com maior impacto negativo são: artes e cultura, transportes, alojamento e alimentação com quedas significativas superiores a 10% no ano.

Em contato com o portal Bahia Econômica, o secretário de turismo do estado, Fausto Franco, afirmou que a informação disponibilizada nesse anuário é de sua importância para o turismo do estado, pois vai proporcionar um volume grande de informações em tempo real, que vai proporcionar uma analise grande de como o setor está se comportando nessa pandemia. “Os números são preocupantes e nós temos agora essa ferramenta para mostrar que o turismo está passando por uma grande dificuldade com essa pandemia. Os números mostrar uma queda brusca em alguns segmentos e precisamos pautar a retomada baseada nessas dados”, explicou.

A diretora-geral da SEI, Jorgete Costa, explica que o desenvolvimento da metodologia para as Atividades Características do Turismo é inédito para a Bahia e região nordeste.  “Até 2019 estávamos  às cegas e através do trabalho desenvolvido pela SEI, que encontra respaldo internacional da OMT para a definição e metodologias similares no Brasil, como as Atividades Características do Turismo que já foram desenvolvidas pelo IBGE e pela Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, ascendemos o farol”. Ela acrescentou que “não temos ainda a Conta Satélite do Turismo, não conseguimos medir toda a dinâmica do turismo no PIB, mas agora nós temos uma sinalização importante das atividades que ajudam no entendimento da dinâmica e movimentação econômica do turismo e criam uma expectativa para o próximo passo, a Conta Satélite”.

Vale ressaltar que o trabalho realizado pela SEI não mede toda a dinâmica do turismo no estado na medida em que ele congrega apenas as atividades econômicas que tem associação com o turismo, segundo metodologia definida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE). O cálculo efetuado é um acompanhamento sistemático de atividades econômicas da Bahia que têm alguma relação com o segmento turístico. O dado utiliza os valores adicionados (VA) sem os impostos, considera o somatório de todas as atividades classificadas como características ou correlatas ao turismo (ACT), ou seja, é analisado com foco na oferta de atividades que têm alguma correlação com a demanda turística. Assim, foi possível calcular uma projeção para 2020 das Atividades Características do Turismo, com os cenários econômicos já divulgados pela SEI e demais pesquisas disponibilizadas até o momento.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.