Morreu na tarde desta sexta-feira (19) o torcedor do Bahia Jorge Maia, aos 72 anos. Ele estava internado no Hospital da Bahia e não resistiu a um linfoma.
Aposentado desde 2015, Jorge Maia é o torcedor que abriu o processo que culminou no processo de intervenção do clube e destituiu o presidente Marcelo Guimarães Filho, em 2013. Graças a essa ação, o Esquadrão adotou as eleições diretas no processo de escolha dos seus presidentes, com voto dos sócios, e se tornou democrático.
Apaixonado pelo Bahia, Jorge se tornou sócio do tricolor em 1962. Após 18 anos de dedicação ao clube, em 1980, ganhou o título de sócio remido. Ele militou na oposição do Bahia desde o início dos anos 1990, quando Paulo Maracajá estava à frente da presidência do clube. Foi presidente por dois anos do grupo oposicionista, a Associação Bahia Livre (ABL) e também foi o responsável por entrar com a ação judicial solicitando a intervenção no Bahia – sem qualquer relação com grupo do qual fazia parte.
Conhecido carinhosamente como “pai da intervenção” por parte da torcida do Bahia, foi homenageado com o título de Grande Benemérito pelo tricolor em 2015, no dia da posse do então presidente Fernando Schmidt, que morreu em maio deste ano. À época, ele se tornou ainda vice-presidente do Conselho Deliberativo do Tricolor, com a chapa Diga Sim ao Novo Esquadrão.
Foto: Felipe Oliveira- EO bahia