terça, 24 de dezembro de 2024
Euro 6.4641 Dólar 6.1948

SELIC A 2,25% TIRA ANIMAÇÃO DA RENDA FIXA E COPOM AFIRMA QUE TAXA AINDA PODE BAIXAR MAIS

Redação - 18/06/2020 06:23

Por: João Paulo Almeida

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu,  a taxa básica de juros, a Selic, de 3% ao ano para 2,25%. No comunicado, o Copom sinalizou que há espaço para mais cortes, mas pondera que eventual ajuste futuro “será residual”, ou seja, o corte, se ocorrer, deve ser de 0,25 ponto percentual.

Este é o menor patamar da Selic já registrado na História e o oitavo corte seguido na taxa, que iniciou a trajetória de queda em junho de 2019. Com isso, reduzem-se ainda mais os rendimentos de investimentos em renda fixa. De acordo com O Globo, especialistas acreditam que a nova redução nos juros, mesmo num cenário em que a Selic já estava muito baixa, ajuda a amortecer a recessão esperada para este ano, com encolhimento do Produto Interno Bruto (PIB) em ao menos 6,5%.

Em contato com o portal Bahia Econômica, Eduardo Belotti, CEO do Real Valor – aplicativo para acompanhar os investimentos, explicou que do ponto de vista de rentabilidade a Selic no menor patamar da história tira a atração da renda fixa, pois os ganhos se tornam muito pequeno na comparação com outros produtos e opções que o mercado oferece hoje em dia.

“Investir com rentabilidade de 2,25% ao ano não é muito animador. Mas a verdade é que renda fixa costuma ter rentabilidades baixas mundo afora. O cenário que tínhamos no Brasil é que era incomum, com renda fixa pagando 15-16% ao ano. Apesar de estar rendendo menos, a renda fixa continua tendo papel importante na diversificação de risco e liquidez da carteira. Abrir mão totalmente da renda fixa por causa da rentabilidade é fechar o olho para 2 das 3 coisas mais importantes de um investimento: 1- Rentabilidade, 2- Liquidez, 3- Segurança.

Também em contato com o portal, Daniel  Jannuzzi  especialista em Finanças na empresa Magnetis afirmou que “a renda fixa sempre deverá fazer parte da carteira. A queda da Selic não deve significar uma migração de todos os recursos para ativos de risco. A renda fixa sempre será uma boa opção, desde que você esteja aplicado em um bom investimento, com baixo custo e boa rentabilidade líquida. Para quem quer investir em ações, a diversificação dos investimentos entrega mais segurança e controle do nível de risco, evitando que as carteiras tenham altos e baixos muito bruscos.”, disse.

No comunicado divulgado junto com a decisão, o Comitê afirmou que a pandemia continua causando “uma desaceleração pronunciada do crescimento global”. Diante desse cenário, o Copom entende que apesar dos pacotes de estímulo econômico lançados por governos ao redor do mundo, o ambiente para economias emergentes, como a brasileira, é “desafiador”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.