Estudos recentes sobre consumo durante a pandemia mostram que novos hábitos foram adotados pelas pessoas, entre eles, o de cozinhar. Apesar da antecipação do feriado de São João em algumas cidades, o dia 24 de junho não deve passar despercebido em diversos lares baianos e sergipanos, tendo à mesa as tradicionais delícias juninas. As redes GBarbosa e Mercantil Rodrigues preveem crescimento em torno de 20% na procura por produtos sazonais, como milho verde, derivados de milho, amendoim e leite de coco.
Para o gerente comercial de Alimentos do Mercantil Rodrigues, Luiz Maciel, é perceptível essa mudança no comportamento do consumidor, que tem feito sua própria comida em casa, refletindo no aumento do consumo dos itens da cesta básica, como feijão, arroz, óleo, além de salgados e defumados. “Como muitas famílias não poderão viajar ou participar de eventos juninos, acreditamos que haverá maior procura pelos itens sazonais, como queijo do reino, amendoim, derivados de milho para auxiliar no preparo de receitas típicas como bolos, canjica, mungunzá, entre outras, garantindo a ceia de São João em seus lares”, afirma.
O gerente comercial de Mercearia do GBarbosa, Marcus Fernandes, também aposta no aumento da demanda em todas as categorias de alimentos, principalmente de itens prontos para consumir, como bolos de aipim, carimã, milho, além dos ingredientes para fazer as próprias receitas. “O São João é uma data muito forte para o nordestino. Será bastante diferente nesse ano por conta das restrições sociais e de deslocamento, mas acreditamos que as pessoas que celebram a data entrarão no clima junino em suas próprias casas”, afirma. Misturas para bolo, creme de avelã, doces caseiros, fermento, leite de coco e coco ralado são os que devem ter um forte crescimento, acima de 50%.
Dentre as bebidas, o clima mais frio propicia a compra de vinhos, que deve crescer 40%, puxada em grande parte pelo Dia dos Namorados. “A venda de vinhos praticamente dobra nessa data”, afirma a gerente de Bebidas do GBarbosa, Cauana Lírio.
Foto: Reprodução