quinta, 06 de junho de 2024
Euro 5.7756 Dólar 5.3077

BAIRROS COM RESTRIÇÕES PODEM SOFRER NOVAS MEDIDAS

Redação - 15/06/2020 08:00 - Atualizado 15/06/2020

Os bairros de Salvador que já passaram por restrições e medidas mais rígidas no combate ao novo coronavírus, podem sofrer novos fechamentos. O motivo é o aumento no número de casos e o descumprimento nas orientações de distanciamento e funcionamento do comércio local. Durante entrevista online, o prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que a prefeitura vem estudando todos os casos. Ele usou como exemplo a Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, no centro da capital. O local já passou por medidas de restrições, mas nos últimos dias chamou a atenção pela aglomeração formada pelo comércio informal.

De acordo com a ACM Neto, as medidas de restrições podem ser inseridas de maneira diferente de acordo com a análise feita em cada bairro. “Dei o exemplo da Avenida Joana Angélica. Não podemos permitir o descontrole de feirantes e ambulantes. Recebi muitas fotos e vídeos de aglomerações. Entramos em contato e espero que na segunda-feira eles comecem organizados, como a gente viu acontecer na Lima e Silva e na Feira do Japão, na Liberdade, sob pena de a prefeitura novamente determinar o fechamento”, explicou ACM Neto.

“Mas aí vamos refinar o fechamento. Em alguns bairros posso determinar o fechamento do comercio informal e permitir o formal, ou vice versa. Daí a importância de cada um fazer a sua parte”, continuou ele. Outros dois casos de bairros que podem passar por novas restrições são Brotas e a Pituba. Mesmo após ter o fechamento do comércio determinado, as duas regiões vêm apresentado crescimento no número de casos da doença. Brotas, por exemplo, viu o total de casos pular de  373 para 509 em uma semana e é o bairro com o maior número de infectados pela covid-19 em Salvador.

Nesta segunda-feira (15), vencem os decretos que versam sobre os fechamentos de comércios, escolas e serviços não essenciais, e outras restrições. Por isso, uma entrevista está programada na qual ACM Neto vai divulgar novas medidas. Atualmente, nove bairros estão sob medidas restritivas estabelecidas pela prefeitura. São eles: Periperi, Paripe, Sussuarana, Nova Sussuarana, Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, Itapuã e São Caetano, além de São Marcos que teve o decreto prorrogado por mais sete dias na última sexta-feira (12).

“Com a entrada que fizemos em Nova Sussuarana conseguimos abraçar os bairros com situação mais crítica. Não dá para ficar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas temos hoje nove equipes atuando de forma simultânea em Salvador. Ontem (sexta-feira, 12) a taxa se crescimento medida da doença foi de 3,9%. É a primeira vez que conseguimos descer da casa de 4%. A nossa taxa de letalidade também é de 3,9%, muito abaixo do restante do Brasil”, explicou o prefeito.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.