O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta manhã (15), em entrevista coletiva online, que vai prorrogar os decretos que mantém o isolamento social na capital baiana. A expectativa é que novas atividades pudessem retomar as atividades, mas, apesar do apelo das lideranças empresariais, o prefeito prorrogou o isolamento até o dia 30 de junho. Conforme o gestor, até esse domingo (14), foram registrados 19,860 casos de covid-19 em Salvador, sendo 742 mortes.
O prefeito informou que devido a alta taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Salvador não há possibilidade de reabrir o comércio. “Nós estamos, mais uma vez, com uma taxa de ocupação dos leitos de UTI superior a 80%. Vínhamos conseguindo manter estabilização menor que essa faixa por cerca de 20 dias e ontem à noite chegamos a esse percentual de 84%, que é um número bem alto”, explicou o gestor.
Com a prorrogação dos decretos, foi mantido o fechamento de shoppings centers, comércio de rua com mais de 200m², academias, cinemas, teatros, bares e restaurantes, além de escolas da rede pública e particular.
Os clubes sociais também continuam suspensos, assim como a interdição das praias da cidade. Além disso, foi mantida a suspensão das atividades de saúde e beleza e lojas de conveniência situadas em postos de combustível.
Foram mantidas ainda a limitação de no máximo 50 pessoas para eventos com aglomeração, com distância de 1,5 entre presentes, e a redução de 30% dos funcionários das empresas de call center.
Na ocasião, o prefeito autorizou o retorno de duas atividades: as óticas de rua, que não podem abrir nos bairros com medidas de restrições, e os treinamentos dos clubes profissionais de futebol. As duas áreas terão um protocolo próprio de funcionamento.
Foto: Reprodução/ Instagram
Matéria atualizada às 11h55