O protocolo que define as diretrizes a serem adotadas na futura reabertura do comércio já foi “bem definido” pela Prefeitura, sinalizando possível retomada gradativa das atividades econômicas ainda neste mês de junho. A reabertura do comércio, contudo, só será autorizada pela gestão municipal se a taxa de ocupação dos leitos, que hoje gira entre 72% e 81%, cair para menos de 70%.
Em coletiva à imprensa realizada por transmissão online, o prefeito ACM Neto (DEM) informou que a decisão será tomada “com base em muita segurança”, para que não ocorra o mesmo que ocorreu em outras cidades brasileiras, que reabriram o comércio e precisaram fechar novamente, devido a ampliação no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19).
“Ninguém mais do que eu deseja o retorno. Eu quero ser o porta-voz da retomada, mas só acontecerá quando houver segurança. Ela [a taxa de ocupaçao dos leitos] tem que descer para menos do que 70% para a gente começar a respirar e ter uma perspectiva de retorno. ‘Ah Neto, pode ser no dia 29 de junho?’. Eu vou rezar e estou trabalhando para isso, agora pode ser também que não aconteça. Então, não ha data definida”, informou.
A Prefeitura de Salvador tem se empenhado em ampliar atendimento na saúde e anunciou mais 60 novos leitos neste sábado (13), o que deve ajudar a reduzir o índice.
Foto: Max Haack/SecomPMS