A taxa de contágio da Covid-19 na Bahia é a 4ª maior do país, segundo o Modelo Estatístico da PUC do Rio de Janeiro, divulgado ontem à noite, o que indica que a reabertura do comércio nas cidades baianas ainda deve demorar. A Bahia tem a maior taxa de contágio da região Nordeste e apenas Rondônia, Roraima e Espirito Santo tem taxas maiores no país. Estados como Ceará e Pernambuco que tinhas taxas maiores reduziram seus índices após o pico de casos. Na Bahia, a taxa de isolamento social vem caindo muito e, segundo especialistas, o estado pode se tornar o novo epicentro da Covid-19 no Nordeste.
Pelo modelo, a taxa de reprodução, que indica quantas pessoas um contaminado infecta, que era de 1,22 em 24/05, subiu para 1,58 em 31/05 na Bahia e se mantém nesse patamar. Isso significa que cada infectado, contamina uma pessoa e meia.
Pelo modelo, a Bahia, que atualmente tem cerca de 30 mortes por dia, terá 88 no dia 23 de julho, acumulando 54.300 casos e 1352 mortes. As informações do modelo da PUC, que também foram publicadas pela Folha de São Paulo, podem ser acessadas aqui.