Em live com o economista Armando Avena nesta terça-feira, o Secretário de Saúde, Fábio Villas Boas, disse que, baseado no comportamento de síndromes gripais pregressas, que o platô de casos e mortes da Covid-19 na Bahia ocorrerá no mês de julho e os números, tanto de caos, quanto de mortes, devem começar a cair no final de julho. A abertura completa do comércio só será possível ser pensada a partir do final de julho.
“Estamos num vale e subindo uma montanha e no final do mês de julho, lá para o dia 29, vamos chegar no cume, olhar o horizonte e ver o que agente vai ver”
Segundo ele, qualquer tipo de flexibilização mais amplas só poderá ocorrer quanto todos os novos leitos estiverem à disposição, o que ocorrerá no final de junho, e não houver uma pressão na rede. A estratégia de abertura do comércio começará com a flexibização com atividades de baixo risco de contato e assim gradualmente, mas de forma monitorada, ou seja, abre vê como se comporta o crescimento de casos, e aí toma-se a decisão se continua ou não a abertura.