A Bahia deve atingir estabilidade na curva de casos de coronavírus neste mês de junho, informou nesta terça-feira (9) o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Ainda segundo o secretário, a taxa deve se manter por mais três semanas no mês de julho e, a partir daí, deve iniciar o período de queda.
“Nós estamos observando ao longo dos últimos sete dias uma redução ou estabilidade do número de óbitos diários. Isso é muito importante, porque se o número de mortes não está crescendo, a taxa de letalidade está caindo e a gravidade da incidência da pandemia também. Com isso, devemos atingir uma estabilidade agora no mês de junho, que deve se manter por pelo menos duas a três semanas no mês de julho. Tudo indica que, do São João em diante, a gente comece a estabilizar”, explicou o secretário em entrevista na Rádio Metrópole.
Vilas-Boas ainda comentou a situação do sistema de saúde estadual em meio à pandemia. De acordo com ele, após duas semanas com grandes riscos da taxa de ocupação de leitos chegar a 100%, o cenário agora é mais positivo.
“Conseguimos respirar e estamos um passo à frente do número de casos, que durante duas semanas quase fizeram o sistema de saúde entrar em colapso. Nesta semana conseguimos equilibrar a situação e não tivemos a vergonha de ver ninguém na Bahia morrer por falta de atendimento”, afirmou o secretário.
Foto: Reprodução/ Twitter