O Ministério da Saúde culpou o estado de Roraima pela confusão na divulgação do número de mortes do novo coronavírus no país no dia de ontem. Mas a Bahia também entrou na história. Ontem, o ministério anunciou 1.382 mortes no dia e, menos de duas horas depois, anunciou que foi apenas 525, uma redução de 857.
Segundo a pasta, a culpa foi de Roraima, que publicou em um primeiro momento o registro de 762 mortes e depois, “após verificação do Ministério”, o número foi consolidado para aoenas 142 mortes. O governo de Roraima negou que tenha repassado números errados e diz que houve um erro de digitação por parte do ministério posteriormente.
Mas a Bahia também apresentou diferença grande entre o balanço do governo federal divulgado ontem e a correção de hoje. A nota do ministério não cita a Bahia, mas nos dados do Ministério o estado teve uma redução de 213 mortes entre os dois boletins divulgados ontem. A Bahia reduziu de 1.092 mortes para 879 vítimas, em números consolidados. A secretaria estadual de Saúde afirmou, ao site Uol, que a responsabilidade pelo erro é do ministério, e que os números consolidados foram divulgados horas antes do documento da pasta federal. As informações são do site Uol.
Foto: Carl DE SOUZA / AFP