O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta segunda-feira (8) mais dois bairros que passam a ter restrições de circulação, a partir de quarta-feira (10), como medida de combate ao coronavírus. A medida, a princípio, vale por sete dias nos bairros de Itapuã e São Caetano. Além disso, foram renovadas as ações mais duras, pelo mesmo período, em Tancredo Neves, Paripe e Fazenda Grande do Retiro.
“Em Itapuã, o total de casos de coronavírus é de 265. Somente nos últimos 30 dias foram 245 e na última semana 162 novos pacientes. Já São Caetano registra 204 casos, sendo 190 nos últimos 30 dias, com 134 na última semana. Os número impõem a entrada nessas áreas”, explicou o gestor.
Já os bairros do Cabula e Lobato tiveram encerradas as medidas restritivas. “Dando por concluída a operação nos bairros Cabula e Lobato, três semanas no Lobato, conseguimos reduzir de maneira significava os novos casos do coronavirus e uma semana no Cabula, período que entendemos que foi suficiente para levar os serviços de Operação à Vida. Vamos manter os demais bairros, Beiru Tancredo Neves e Paripe, Fazenda Grande do Retiro”, afirmou Neto.
Nos locais com medidas restritivas fica proibido qualquer comércio que não seja de serviço essencial, tais como, mercados, posto de gasolina, farmácia e unidades de saúde. Haverá, ainda, ações de proteção à vida com distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes, higienização e desinfeção de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apoio a instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência e Cras Itinerante.
Foto: Valter Pontes/Secom