domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0901 Dólar 5.8319

PRESIDENTE DA FIOCRUZ CRITICA SAÍDA DO BRASIL DA OMS

Redação - 07/06/2020 09:00

Nísia Trindade Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), defendeu, em conversa ao vivo com a coluna pelo Instagram neste sábado, a permanência do Brasil na Organização Mundial da Saúde (OMS), possibilidade cogitada por Jair Bolsonaro na sexta-feira. “Não vejo nenhum sentido de o país sair da OMS. O Brasil, inclusive, propôs sua criação após a Segunda Guerra. Cooperação internacional é fundamental e faz parte da história da Fiocruz, especialmente na pandemia”, disse a pesquisadora.

Bolsonaro ameaçou retirar o país da OMS, acusando-a de”viés ideológico”, sem apontar por que dizia isso. À frente da fundação que completou 120 anos em maio, Trindade pediu cautela ao flexibilizar o isolamento social e sentenciou: “Em estados com muito casos de Covid-19, como o Rio, as medidas de isolamento devem ser mantidas. É preciso muito cuidado. Temos de proteger vidas. Se tivermos aglomerações, infelizmente teremos aumento de casos”.

Nísia Trindade afirmou que a Fiocruz terá capacidade de produzir para todo o país a vacina definida contra o coronavírus, e defendeu que a transparência de dados da pandemia é tão vital quanto uma vacina. Não dá para afirmar de forma muito segura. Isso vai depender das medidas tomadas neste momento. Para fazer efeito, cada medida leva 15 dias, que é o ciclo da doença. Em geral, há uma expectativa de que ainda haja aumento de casos nas próximas três semanas. Mas os cenários mudam a cada dia. O mais importante é compreendermos que a situação exige muito cuidado. Se tivermos aglomerações, infelizmente os casos aumentarão.

Foto: Peter Ilicciev/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.