domingo, 06 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

ESTADOS DO NORDESTE PEDEM DE VOLTA VERBA DO BOLSA FAMÍLIA

Redação - 05/06/2020 17:28 - Atualizado 05/06/2020

Nesta sexta-feira (5), estados do Nordeste acionaram o Supremo Tribunal Federal  – STF para pedir que o governo federal restabeleça os R$ 83,9 milhões retirados do orçamento do programa Bolsa Família. A verba foi realocada, por meio de uma portaria, para a comunicação institucional do Palácio do Planalto. Segundo os estados, dados do Ministério da Cidadania revelam que o Nordeste continua a ser penalizado no programa de distribuição de renda. No documento levado ao STF, consta que o número de famílias atendidas pelo Bolsa Família na região caiu, no mês passado, em relação a maio de 2019.

Em nota, o Ministério da Economia informou na quinta (4) que os recursos remanejados estavam sobrando porque, com o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores afetados pelo novo coronavírus, a execução do Bolsa Família caiu.

O documento dos estados diz que a conduta do governo Bolsonaro representa “significativo corte” no Bolsa Família, justamente em um período de maior necessidade por conta da pandemia do novo coronavírus. O pedido é assinado pelos procuradores-gerais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte – todo o Nordeste, à exceção de Sergipe.

O caso será avaliado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que, em março, já proibiu corte no Bolsa Família.

 

 

 

Foto: Andre Felipe/ Folhapress

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.