quinta, 10 de abril de 2025
Euro 6.67111 Dólar 5.9545

APÓS CRÍTICAS, GLOBONEWS PROMOVE JORNALISTAS NEGROS PARA DEBATE

Redação - 04/06/2020 07:00

A GloboNews escalou nesta quarta-feira (3) seis jornalistas negros para a cobertura e análise dos protestos antirracistas nos Estados Unidos, após as críticas feitas pelos internautas sobre o debate ter sido realizado sem nenhum profissional negro. Ontem (2), no Em Pauta, sete jornalistas brancos foram responsáveis pela análise do caso.

A polêmica começou após a cobertura do jornal sobre as manifestações contra o racismo nos EUA. Marcelo Cosme, Sandra Coutinho, Jorge Pontual, Demétrio Magnoli, Monica Waldvogel, Gerson Camarotti e Andréia Sadi –todos brancos– foram responsáveis pela análise do caso, o que foi questionado pelos espectadores.

Hoje, no início do telejornal, Cosme explicou que a emissora ouviu as críticas do público. “Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram brancos. Eu estarei mentindo se dissesse que foi um acidente. Mas, por razões históricas e estruturais de nossa sociedade, também na Globo os colegas negros ainda não são tantos quanto desejamos”, afirmou ele.

Em seguida, ele contou que o Em Pauta será apresentado por Heraldo Pereira, com comentários de Zileide Silva, Flávia Oliveira, Maria Julia Coutinho, Aline Midlej e Lilian Ribeiro, todos negros. Além da participação dos jornalistas, a legenda utilizada pela cobertura foi “Rapaziada … A pauta é racismo…”, o mesmo comentário utilizado pelos internautas no Twitter.

Após a introdução, Cosme ainda anunciou que Zileide Silva e Flávia Oliveira foram promovidas a comentaristas fixas do canal de notícias da Globo. A alteração do quadro de jornalistas para o debate sobre o racismo foi elogiada pelos internautas.

-foto: globonews

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.