“Vidas negras importam, mas nem todo mundo se importa”, disse Felipe Neto ao compartilhar diversas publicações de Neymar.
Contudo, Felipe Neto apagou o post após receber mensagens de diversas lideranças de movimentos negros para apagar. Na visão deles, não cabe a um branco cobrar um negro sobre pautas raciais.
No entanto, o youtuber criticou Neymar pela postura em silêncio sobre outras pautas relevantes, como desmatamento na Amazônia e opressão.
“Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta”, completou Felipe Neto.
Enquanto Neymar não se pronuncia, diversos esportistas têm se pronunciado contra o racismo, escancarado nos Estados Unidos após o assassinato brutal de George Floyd, de 46 anos. Ele foi morto em Minneapolis após ficar quase 10 minutos com o joelho de um policial no seu pescoço, o impedindo de respirar.
Maior jogador de basquete da história, Michael Jordan reagiu com um “basta” enquanto diversos jogadores da modalidade estão indo aos protestos. Já o piloto Lewis Hamilton criticou a Fórmula 1 pelo silêncio após a morte de Floyd: “alguns de vocês são grandes estrelas, mas ficam calados no meio da injustiça”, disparou.
Os Estados Unidos completam hoje sete dias de manifestações contra o racismo nesta segunda-feira (1). Desde a morte de Floyd, dezenas de cidades têm viaturas da polícia queimadas, lojas saqueadas e caos por causa dos manifestantes. Em reação, as autoridades estipularam toques de recolher enquanto o presidente Donald Trump cobrou os governadores para “dominem” os ativistas.
No futebol, apesar do silêncio de Neymar, a rodada do Campeonato Alemão realizada neste final de semana ficou marcada por duas manifestações de jogadores e clubes. Um dos maiores destaques foi Marcus Thuram, filho do ex-zagueiro Liliam Thuram, campeão mundial pela França em 1998.
O atacante, de 22 anos, marcou dois gols na goleada por 4 a 1 do Borussia sobre o Union Berlin e prestou homenagem a Floyd.
Quem também se pronunciou foi Jadon Sancho, atacante do Borussia Dortmund. Ele marcou um dos gols na goleada por 6 a 1 sobre o Paderborn e pediu “Justiça para George Floyd.”
-foto: Instagram