A divulgação de decreto no Diário Oficial no qual o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade anuncia o fechamento de bases avançadas do Projeto Tamar em Arembepe, Camaçari, causou perplexidade.( Veja Aqui). O portal Bahia Econômica entrou, então, em contato com o ICMbio e foi informado que serão fechadas apenas as salas do instituto que funcionavam em Arembepe e que isso nada tem a ver com a Fundação Pró Tamar que, dirige o Projeto Tamar.
Em nota, o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar esclareceu a Portaria nº 554, publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de maio de 2020 não se refere às estruturas do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar, que é uma instituição privada, sem fins lucrativos. E informou que:
“Devido à pandemia do Covid-19, todas as nossas atividades foram temporarimente suspensas e todas as nossas estruturas de arrecadação (Centro de Visitantes e Lojas) estão fechadas. Para maiores informações sobre nossas atividades e nossa atuação junto à sociedade, acesse no site e nossas redes sociais (@projeto_tamar_oficial).
Em contato com o Bahia Econômica, a secretária do Turismo de Camaçari, Lucia Bichara, disse que a portaria refere-se ao escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que funcionava na entrada da comunidade de Arembepe, não tem nenhuma relação com a Fundação Pró-Tamar/ Projeto Tamar e que o trabalho do Tamar continua a ser desenvolvido em Arembepe.