Durante quatro dias, o estado atingiu uma estabilidade na taxa de crescimento de casos ativos de covid-19, momento chamado tecnicamente de “platô”, porém, Bahia registrou ontem (28) quase 900 novos casos de pacientes infectados pela doença.
Segundo informações do G1, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) explicou que essa estabilidade refletiu a antecipação de feriados, e que o platô definitivo só deve ser atingido na segunda quinzena de junho. Nessa quinta-feira (28), o governador Rui Costa chegou a afirmar que o estado tinha alcançado o platô.
O número de casos ativos da doença estava em curva ascendente e chegou ao pico no dia 24 de maio. A partir de então, o pico se manteve estabilizado. Apesar do otimismo de melhora no cenário, o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas Boas, explicou o atual momento na Bahia.
“A expectativa é de que devamos atingir um platô definitivo em meados de junho, que deva demorar umas duas semanas para depois vir a cair. Isso é reflexo do que acontece habitualmente com síndromes gripais no nosso estado. Normalmente, as síndromes gripais atingem um pico na 22ª semana epidemiológica do ano, que é lá para 15 a 20 do mês de junho”, explicou o secretário.
Foto: Renato Alves/ Agência Brasília