sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

RUI DIZ QUE VAI ENVIAR DOSSIÊ SOBRE FAKE NEWS AO STF

Redação - 28/05/2020 10:12

O Consórcio Nordeste vai enviar um dossiê ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre notícias falsas relacionadas a governadores da região, afirmou o governador da Bahia, Rui Costa, nesta quinta-feira (28).

“Nós, governadores do Nordeste, estamos encaminhando um levantamento grande que fizemos das fake news na região. Fizemos um levantamento detalhado de dia, hora, de rede social… É impressionante como é algo organizado. A mesma imagem é enviada na mesma hora, o que muda é a cara do governador. O ataque acontece de forma organizada, comprovando que é uma ação programada por computador. É uma máquina de destruir a democracia, de caluniar e de mentir”, disse, em entrevista à Rádio Band News FM.

A entrega do documento acontece após a deflagração de uma operação da Polícia Federal, que cumpriu 29 mandados de busca e apreensão relacionadas ao inquérito sobre fake news. Rui parabenizou o STF pela atitude e apontou os problemas que podem ser causados contra a democracia por conta de notícias falsas.

“Parabenizo a Suprema Corte por estar tomando providência contra esse verdadeiro câncer contra a democracia. Tudo isso começou em 2018. A coisa mais emblemática foi a ‘mamadeira de piroca’. São coisas tão ridículas. Algumas das pessoas que foram alvo ontem são autores de calúnias contra os prefeitos e governadores do Nordeste”, destacou.

Sobre a lei aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que multa a criação e disseminação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias será sancionada em breve. “Iremos sancionar sim e tornar uma lei estadual. É importante que todos sinalizem. O direito de opinião é livre, mesmo que ela seja oposta a minha. Mas quem emite, que se responsabilize pelas declarações. As pessoas precisam ter dignidade para se responsabilizar e não se esconder atrás de robô para enganar outras pessoas”, completou.

 

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.