Muitas pessoas da classe média baiana, especialmente em Salvador e nos bairros mais ricos, está usando um remédio cujo recomendação de uso se disseminou na internet após uma pesquisa in vitro. Apesar de pesquisa in vitro não significar quase nada sem testes posteriores, o uso se expandiu e muitas pessoas vem afirmando que funciona, sem qualquer comprovação médica. O remédio é a Ivermectina, indicado para vermes e pode ser encontrado em qualquer farmácia, e comprado sem receita médica.
A Ivermectina não registra efeitos colaterais graves, mas é contraindicado em casos de meningite e em afecções do Sistema Nervoso Centralna. O vermífugo é usado em doses maiores para tratamentos veterinários. Apesar de não haver qualquer comprovação médica, as pessoas estão ingerindo o produto como prevenção, sem ter qualquer sintoma.
Na pesquisa in vitro, feita na Austrália, a Ivermectina se mostrou eficiente para inibir a replicação do vírus, havendo uma redução em 93% da replicação viral, mas isso in-vitro, ou seja, fora do ambiente clínico, e carece de comprovação em humanos, não havendo qualquer base para seu uso como preventivo.
“Estou usando um comprimido por semana, para me prevenir”, disse uma usuária, no entanto, a bula do remédio recomenda o uso de acordo com o peso e apenas por uma vez, para eliminar os vermes. Veja mais.