O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou hoje (28), qual será o próximo bairro a adotar medidas mais restritivas, a partir de sábado (30). Dessa vez, o bairro de Pernambués foi escolhido. Além disso, o gestor informou o fim das restrições em Brotas e a prorrogação por mais sete dias em Cosme de Farias.
“Pernambués hoje passou a Pituba em números de vítimas do coronavírus. Temos acumulados 98 casos neste bairro, sendo 85 apenas em maio e 53 somente últimos sete dias. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo vem detectando descumprimento das medidas gerais na região”, explicou Neto.
O decreto permite o funcionamento de: supermercados, farmácias, agências bancárias e lotéricas, repartições públicas e cartórios; estabelecimentos que estejam funcionando em regime de delivery, não sendo permitido o sistema de retirada no local; serviços de saúde e clínicas veterinárias. Hoje, o prefeito autorizou também o funcionamento de padarias, que terão que cumprir um protocolo.
Segundo a prefeitura, haverá em Pernambués ações de proteção à vida com distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes, higienização e desinfeção de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apoio a instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência e Cras Itinerante.
Essas mesmas medidas irão continuar valendo em Cosme de Farias, por mais sete dias, conforme anunciou hoje o prefeito; no Uruguai e Massaranduba, até o domingo (31); em Plataforma, até a segunda-feira (01); no Lobato e na Liberdade, até a terça-feira (02); e em Periperi, até a quarta-feira (03). Vale frisar que poderá haver prorrogação de prazos.
Foto: Valter Pontes/ Secom