O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informou hoje (27) por meio das redes sociais uma evolução no quadro de isolamento social praticado no estado. A Bahia ocupa atualmente a 5ª colocação no ranking de estados com maior índice de isolamento social.
A taxa no estado, na última terça-feira (26,) era de 45,68%. O estado ficou atrás de Amapá (52,28%), Acre (47,42%), Ceará (46,54%) e Pernambuco (46,49%), segundo pesquisa desenvolvida pela In Loco – empresa de tecnologia que usa informações enviadas por aplicativos parceiros para aferir deslocamentos dos usuários.
Na segunda-feira (25), a Bahia ocupava a 6ª posição do ranking. Porém, o índice de isolamento caiu em São Paulo, o que fez o estado cair para a 16ª colocação. Inicialmente, Fábio Vilas-Boas usou os dados de ontem (25), mas a pesquisa foi atualizada logo em seguida, com a Bahia já no 5º lugar.
Vilas-Boas ainda elogiou os índices de isolamento obtidos em Salvador, Itabuna e Ilhéus. As três cidades concentram o maior número de casos confirmados de coronavírus no estado. Já as cidades de Feira de Santana, Jequié e Ipiaú são apontadas pelo secretário como locais em que a taxa de isolamento precisa melhorar.
O pico do isolamento na Bahia foi registrado em março, quando as medidas restritivas com fechamento de shoppings, interdição de praias e proibição de eventos com aglomerações, foram implantadas no estado. No início de maio, o índice chegou a cair para 38%, mas voltou a subir desde então.
No mais recente boletim da Secretaria de Saúde, a Bahia havia registrado mais de 14,5 mil casos de coronavírus, com 495 mortes.
Foto: Bruno Concha/ Secom