quarta, 18 de setembro de 2024
Euro 6.1029 Dólar 5.4665

MS: HOSPITAL DE CAMPANHA DEVE SER ÚLTIMA OPÇÃO

Redação - 26/05/2020 18:00 - Atualizado 26/05/2020

A construção de hospitais de campanha para internação de pacientes com novo coronavírus deverá ser opção apenas após expansão da rede já existente e tentativa de obter leitos extras na rede privada.

A medida faz parte de um conjunto de regras para funcionamento e financiamento de leitos nestes locais, divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (25).

“Temos que verificar em cada localidade a oferta de leitos e, antes de partirmos para uma estrutura provisória, usar o que está disponível. Temos que buscar essas estruturas somente quando não tivermos mais alternativa”, disse o secretário-executivo da pasta, Antônio Élcio Franco Filho. “O hospital de campanha seria a última opção, quando toda a capacidade tenha sido ultrapassada”, disse Adriana Teixeira, diretora do departamento de atenção hospitalar da pasta.

A previsão é que essas estruturas atuem como uma espécie de “espaço intermediário” na rede de saúde. Neste caso, o paciente seria atendido em uma unidade básica de saúde e, a depender dos sintomas, enviado para um hospital de campanha ou para um hospital tradicional.

As novas regras não recomendam a instalação de leitos de UTI nestes locais, os quais devem ser ampliados em hospitais permanentes, aponta o ministério.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.