O prefeito de Salvador, ACM Neto, disse hoje em coletiva de imprensa que a capital baiana iniciou a semana com uma ocupação de 86% dos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 da rede pública. “Esperamos que possa cair ao longo dessa semana. Há uma expectativa de novos leitos previstos”, disse.
A expectativa é que novos leitos sejam abertos pela prefeitura e pelo governo do Estado nesta semana, podendo chegar até a 180 novos leitos na capital baiana, e a taxa de ocupação volte a um índice seguro.
Ainda de acordo com Neto, a taxa de transmissão do vírus em Salvador está em 5,3%. O gestor aproveitou para fazer um apelo à população e disse que a cidade enfrenta o momento mais crítico da pandemia.
“Precisamos baixar isso e a gente precisa contar com as pessoas nessa semana. Se der certo e o esforço der êxito e reduzir o número de novos casos, assim como essa taxa de ocupação de leitos, é que a gente comece a voltar com segurança, confiança e consistência, sem risco de saltos no futuro e risco de colapso na saúde. É o que prefeitura e governo vêm perseguindo diariamente. Reforço meu apelo para que as pessoas fiquem em casa e compreendam que esses dias são fundamentais. Estamos vivendo, até então, a semana mais crítica e importante no enfrentamento à pandemia”, declarou.