Por: João Paulo Almeida
Em entrevista a globonews, o ex-ministro da saúde Nelson Teich afirmou que a utilização da Cloroquina foi um dos problemas que causou a sua saída do ministério com 28 dias no cargo. Segundo o oncologista ele precisava de mais informações sobre o medicamento para tomar uma decisão para liberar o medicamento para tratamento da covid-19 desde de os primeiros sintomas
“Eu não tinha o volume de informações necessárias para tomar uma decisão dobre o medicamento. Eu poderia ter dentro de algumas semanas pois alguns estudos estão sendo feito. Eu tinha um posicionamento diferente do presidente nesse ponto. E quando você senta para conversar e observa que seu discurso é diferente daquele do presidente. Ou sairia eu ou sairia ele. Como o eleito foi ele, saio eu”, disse.
Outros aspectos abordados pelo ministro na entrevista foi a questão orçamentaria, pois segundo ele o orçamento não permitiria erros e a questão do isolamento. Teich explica que o orçamento do ministério da saúde não permitiria testes pois em caso de erro o resultado negativo é imediato. Sobre o isolamento ele explicou que o isolamento deveria ser setorizado. Os locais com poucas mortes e locais com muitas mortes com isolamentos diferentes. Tudo baseado em estudo.
Sobre os testes no país ele afirmou que o governo pretende ampliar o número de testes até meados de junho. “Nós estamos trabalhando com uma pandemia que nós não sabemos que dia vai acabar, então precisamos ter um diagnóstico melhor do que está acontecendo. O programa de testes do governo vai proporcionar mais informações sobre a doença”, disse.
Foto: reprodução globo news