Dentre os 222 municípios com registros do novo coronavírus, 28 possuem menos de 10 mil habitantes, de acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) nesta quarta-feira (20).
Localizada no sul do estado, Pau Brasil possui nove diagnósticos confirmados da covid-19, maior número dentre as 28 cidades. Com população estimada em 9.831 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia es Estatística (IBGE), o município registrou o primeiro caso da doença no dia 27 de abril.
Distante a cerca de 190 quilômetros de Pau Brasil, Gongogi também convive com o acréscimo no número de casos do coronavírus. Com 7.128 moradores, o município possui oito registros da doença. Dois dos pacientes infectados morreram. Conforme o boletim divulgado pela gestão municipal, 46 casos foram notificados, no entanto, 39 deles, foram descartados. Além disso, 20 pacientes são monitorados pela secretaria da Saúde da cidade.
Já em Lajedo do Tabocal, no sudoeste da Bahia, seis dos 8.562 moradores testaram positivo para o coronavírus. O primeiro caso foi confirmado no dia 26 de abril, uma profissional da área de saúde.Lajedo do Tabocal está localizada a cerca de 60 quilômetros de Jequié, considerada epicentro da doença no sudoeste baiano, com 200 casos.
No dia 20 de abril, os pouco mais de oito mil habitantes da pacata Morpará, que fica na região do Velho, receberam a confirmação do primeiro diagnóstico da covid-19 na cidade.
Duas das 28 cidades, Aiquara e Lafaiete Coutinho, ambas situadas no sudoeste da Bahia, possuem menos de cinco mil habitantes: 4.446 e 3.724, respectivamente.
Em Aiqura, são três casos, o último registrado há 11 dias, conforme a Sesab. No entanto, conforme a gestão municipal, são seis o número de diagnósticos no município, sendo que cinco dos pacientes se curaram e um morreu. Já Lafaiete Coutinho registou o único caso no último dia 12.