Por: João Paulo Almeida
O Senado aprovou o projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aprovação não resulta automaticamente no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar. Em um primeiro momento da sessão, os senadores aprovaram o chamado texto-base. O texto foi aprovado por 75 votos a 1.
Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o deputado federal Daniel Almeida afirmou que o Enem 2020 deve ser realizado no inicio de 2021 quando a rede pública de ensino já deve ter conseguido terminar todo o programa de ensino para a prova. Segundo ele não existe a possibilidade de se realizar a prova sem a rede pública está em iguais condições de disputa com a rede particular.
“Eu acho que a prova deve passar para 2021. Eu entendo que nesse momento não existe a mesma igualdade de disputa entre os dois setores. A rede pública e a particular. Hoje a câmara deve votar pela realização da prova antes do inicio do ano letivo de 2021, para não haja choque com a prova de 2021. Ontem o senado federal aprovou e hoje deve passar sem problemas pela câmara”, explicou.
Foto: divulgação