Em uma decisão que pegou os trabalhadores de surpresa, a Petrobras anunciou que vai paralisar as atividades de 16 sondas da empresa localizadas nos campos terrestres de petróleo na Bahia e em Sergipe, operadas pela Braserv, nos próximos dois meses. A ex-pectativa é a de que, com a medida, aproximadamente900 trabalhadores sejam demitidos, sendo cerca de400 na Bahia.
De acordo com o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), aqui das oito sondas em operação, quatro serão paralisadas até o próximo dia 23 e outras três até o dia 13 de julho. Apenas uma delas vai continuar em funcionamento na Bahia, assim com o outro equipamento, no Amazonas. Por outro lado, a Braserv deixará de operar deforma definitiva em Sergipe e no Rio Grande do Norte.
Ainda conforme a associação, a estatal, com a medida, vem dando continuidade à paralisação dos campos terrestres de petróleo, citando como exemplo a parada do Campo de Dom João, na Unidade de Operações da Bahia (UO-BA), localizado em São Francisco do Conde, na Região Metro-politana de Salvador. Segundo o Sindipetro, a intenção da atual gestão da Petrobrás é a de paralisar a maior parte das suas sondas e campos terrestres até o final desse ano.
Foto: divulgação