domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BOLSONARO RECONDUZ CARLOS MARUN E ALELUIA AO CONSELHO DE ITAIPU

Redação - 16/05/2020 13:00

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para o conselho de Itaipu Binacional, hidrelétrico que fica na fronteira com Foz do Iguaçu e Cidade do Leste. Também foram reconduzidos para a carga Carlos Marun, ex-ministro de Michel Temer e ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), entre outros. Como nomeações foram publicadas em edição extra nesta sexta-feira (15) do “Diário Oficial da União” e assinadas por Bolsonaro e o próprio ministro de Minas e Energia. É a primeira vez que o ministro Bento Albuquerque é conduzido pelo conselho.

Além de Marun e Aleluia, também foram reconduzidos para cargas de conselheiros Célio Faria Júnior e Wilson Pinto Ferreira Junior. As nomeações valem até maio de 2024. Nas últimas semanas, o presidente tem se aproximado do grupo Centrão, bloco informal da Câmara que reúne parlamentares dos partidos de centro e centro-direita. As nomeações podem ter ligação com isso. Os votos do bloco podem corresponder até a metade dos 513 parlamentares, sendo portanto decisivos para aproveitar ou rejeitar projetos. As negociações com o Centrão envolvem indicação de aliados para as vagas.

Marun foi ministro-chefe da Secretaria de Governo de Temer. Ele foi indicado como consultor em Itaipu pelo então presidente, mas foi abandonado em março de 2019. Uma nomeação foi questionada em ocasiões por uma ação popular e pelo Ministério Público Federal. Ele ficou famoso por dançar depois que a Câmara impediu o processo de denúncia contra o Temer.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.