A existência de uma vacina contra a Covid-19 dentro de um ano é uma previsão “otimista”, levando-se em consideração os testes atualmente em execução, estimou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) nesta quinta-feira. Segundo o diretor de estratégia da EMA, Marco Cavaleri, mais de uma vacina contra o novo coronavírus pode estar pronta daqui a um ano.
– São previsões baseadas no que vemos. Mas devo enfatizar novamente que isso seria o melhor dos cenários. Sabemos que as vacinas em desenvolvimento podem não ser autorizadas e desaparecer. Também sabemos que pode haver atrasos – diz ele. A EMA, organismo da União Europeia que tem sede em Amsterdã, é “cética” em relação à ideia de que uma vacina pode estar pronta em setembro. Ainda assim, Cavaleri minimizou os temores da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a possibilidade de o novo coronavírus “nunca desaparecer”.
– Eu acho que é um pouco prematuro falar, mas temos motivos para estarmos otimistas de que as vacinas estão chegando – reforçou. E completou: – Eu ficaria surpreso se não conseguirmos encontrar uma vacina para a Covid-19.
Foto: divulgação