Um novo remédio passou a ser usado e divulgado como nova panacéia contra o coronavírus. No Brasil é vendido como remédio para vermes e muito usado, incusive por crianças. As redes sociais começaram a divulgar o remédio por conta de uma pesquisa realizada na Austrália.O remédio que pode ser encontrado em qualquer farmácia é a Ivermectina, um vermífuco. A Bolívia, por exemplo, incluiu a Ivermectina em sua lista de medicamentos essenciais que podem aplicados em pacientes com a covid-19. Veja aqui.
No experimento australiano a Ivermectina se mostrou eficiente para inibir a replicação do vírus. O experimento foi feito in vitro e em 24 horas, houve uma redução em 93% da replicação viral, quando comparada com amostras de controle. Os pesquisadores também não identificaram toxicidade na Ivermectina em nenhuma das concentrações utilizadas.
Como foi feito in vitro, a pesquisa ainda carece de comprovação de benefício em ambiente clínico e os resultados não podem ser tomados como verdadeiros in vivo. Os testes in vitro encontram-se nos níveis mais básicos da pesquisa na área de saúde. A Ivermectina é uma medicação autorizada pela FDA, a agência de saúde amaericana, mas apenas para utilização como antiparasitário de amplo espectro. Nos últimos anos, o medicamento mostrou ter atividade antiviral in vitro contra diversos vírus, apresentado resultados semelhantes contra vírus como HIV, dengue, influenza e Zika Vírus, e nenhum destes se mostrou eficaz na prática clínica.
O medicamento é vendido livremente nas farmácias a um custo baixo, mas não deve ser utilizado a não ser sob prescrição médica.