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VAREJO APOSTA EM VENDAS PELA INTERNET NO DIA DAS MÃES

Redação - 07/05/2020 11:00 - Atualizado 10/05/2020

Depois do Natal, o Dia das Mães é a melhor data para os comerciantes. Isso quando as pessoas podem ir até a loja para comprar os presentes, o que não deve ocorrer este ano. Para tentar driblar essa dificuldade, a aposta de empresários tem sido na comercialização de itens pela internet, o chamado e-commerce. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a crise provocada pela pandemia vai acarretar em uma queda histórica no volume de vendas no varejo. Em comparação com o ano passado, a perda de faturamento real do setor pode chegar a 59%.

A entidade também aponta que a Páscoa já mostrou o que o distanciamento social pode fazer com as vendas, mas reforça que a grande queda deve acontecer agora. Isso porque lojas de vestuário, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis estão fechadas. Na avaliação do gerente de Competitividade do Sebrae, César Rissete, a alternativa de vender pela internet pode ajudar a diminuir os prejuízos do varejo, assim como ocorreu em abril.

“O que aconteceu na Páscoa e tende a acontecer no Dia das Mães é o crescimento explosivo do mercado on-line. Na Páscoa, o aumento foi de 433% nas vendas on-line em relação ao ano passado. De fato, vai haver crescimento, expectativa de aumentar ainda mais o comércio eletrônico, esse será o canal pelos quais os filhos poderão presentear as mães”, analisa.

Para Rissete, o dado de que 85% dos filhos e filhas demonstraram que a pandemia não lhes tomou a vontade de presentear a mãe e vão utilizar o e-commerce para isso reforça essa tendência. A exceção deve ser o setor alimentação, possivelmente o que sofrerá o maior baque. “Aquela tradicional saída que se faz para o almoço no Dia das Mães vai ter de ser na residência, muitas vezes sem a presença dos filhos. Então, esse seguimento vai ser impactado”, observa o especialista do Sebrae.

Além de perceber um aumento nos pedidos de informações sobre o comércio on-line, o Sebrae começou a divulgar vídeos e postagens com dicas sobre como o empresário pode faturar mais no Dia das Mães. “Para não reduzir fortemente suas vendas, as empresas têm procurado orientação para manter o seu atendimento por meio de canais à distância. Isso significa muitas vezes o empresário, por meio de redes sociais, se conectar com seu consumidor. Temos incentivado eles a se mobilizarem via rede social. Dá para se valer até mesmo de Whatsapp, que tem sido bastante utilizado pelos empreendedores”, recomenda Rissete.

Foi o que Tamara Fonseca fez. Proprietária de uma loja de roupas em São João Batista do Glória (MG), a jovem empresária precisou mudar completamente a estratégia para continuar vendendo e atender os clientes neste momento de pandemia. Mais que isso, percebeu que se antecipar é chave do sucesso. “A Casa Glória existe há cerca de 20 anos e nunca precisamos fazer vendas on-line. Nos últimos anos, as redes sociais até eram usadas, mas como vitrine para os clientes, que executavam as compras de forma presencial”, conta Tamara. “Para não sofrer um baque nas vendas durante essa quarentena, a gente fez bastante campanha nas redes sociais e, principalmente, para a antecipação das vendas, porque geralmente o movimento maior é na véspera. Esse canal de vendas mudou completamente com a questão da pandemia. A gente viu a necessidade de usar essa ferramenta e tem dado muito certo”, comemora a empresária.

Foto: divulgação

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