A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem recebido ônibus clandestinos de outros lugares do país. Nesta quinta-feira (7), o governador Rui Costa lamentou o ocorrido e responsabilizou o governo federal pelo trânsito ilegal do transporte. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Vitória da Conquista tem 34 casos confirmados da Covid-19.
“Nós proibimos, mas quem fiscaliza é a Polícia Rodoviária Federal. Até tentamos fiscalizar, mas eles não permitem e fecham os olhos para ônibus ilegais, sem respeito algum com a vida humana. Isso acelera a contaminação, principalmente nas cidades próximas de vias federais. Isso vai custar muito caro para a vida dos brasileiros e para a retomada da economia. O Brasil está se desmoralizando internacionalmente por causa do padrão do governo federal”, disse, em entrevista à UESB FM.
Rui ainda aproveitou para criticar a atuação de Jair Bolsonaro em relação a pandemia. “O comportamento do governo federal tem atrapalhado muito o combate ao coronavírus. Estava vendo uma matéria que comparava o Brasil com a Índia. Eles têm quase 1,5 bilhão de pessoas e nós 200 milhões. A Índia teve 1200 mortes e nós passamos de oito mil. É a ausência de um governo que leva a doença à sério”, argumentou.
Sobre a pressão para reabertura do comércio, Rui afirmou: “Temos adotado uma orientação de forma diferenciada. Temos 120 municípios com casos positivos nos últimos 14 dias e o nosso pedido é de um cuidado maior. Cidades sem casos e mais isoladas, elas poderão ter uma flexibilidade maior. Vitória da Conquista é uma cidade exposta, que atrai pessoas de todos os lugares. Eu entendo a necessidade das pessoas, não é fácil. Sei do drama que cada pessoa está vivendo. Mas temos que tomar consciência de que esse é o único remédio. Peço compreensão das pessoas”.
Foto: Divulgação/ 17º Batalhão de Polícia Militar