Doze dos 140 profissionais de saúde que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Brotas, em Salvador, testaram positivo para o novo coronavírus. A informações foi confirmada pela Secretaria Municipal de Salvador (SMS). Seis já estão recuperados e estão aptos para retornar ao trabalho. Apenas o exame de um funcionário segue em análise.
Segundo informações do G1, o diretor do Sindicato dos Enfermeiros, Davi Apóstolo, esteve na UPA na manhã desta quinta-feira (7) e informou que após receber denúncias dos casos de Covid-19 na unidade, foi ao local para saber o que ocorreu.
“A gente vem recebendo denúncias de postos de saúde e hospitais e a gente faz a visita, in loco. Atualmente, o que os profissionais mais denunciam é a falta de EPIs ou de equipamento inadequado para o tipo de atividade que desempenham. Os profissionais também têm falado do não afastamento dos grupo de risco e da carga excessiva de trabalho, muitos estão dobrando”, disse.
A SMS destacou que todas a UPAs de Salvador estão passando por desinfecção. A capital baiana é a cidade do estado com maior número de pacientes com Covid-19, que já passam dos 2,7 mil com mais de 90 mortes. Em toda a Bahia, até a manhã desta quinta-feira, o número de casos ultrapassam 4 mil e o de mortes, 150.
Foto: Valter Pontes/ Secom