quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

AGU TENTA NO STF REVER DECISÃO DE VÍDEO DE REUNIÃO COM MORO

Redação - 07/05/2020 08:00 - Atualizado 07/05/2020

O ministro da AGU, José Levi Mello do Amaral Junior pediu ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reveja a decisão na qual mandou o governo entregar o vídeo de uma reunião citada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro na qual estavam o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros. Segundo ele na reunião, “foram tratados assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de relações exteriores, entre outros”.

Em depoimento à Polícia Federal, Sergio Moro afirmou que, na reunião do conselho de ministros de 22 de abril, Bolsonaro cobrou a substituição do superintendente da PF no Rio de Janeiro e do então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, além relatórios de inteligência e informação da PF. Na mesma reunião, segundo Moro, Bosonaro disse que, se não pudesse trocar o superintendente da PF do Rio de Janeiro, poderia trocar o diretor-geral e o próprio ministro da Justiça.

Essas reuniões eram gravadas e tinham participação de todos os ministros e servidores da assessoria do Planalto. Nesta terça (5), Bolsonaro disse a jornalistas na entrada do Palácio da Alvorada, residência oficial, que não pediu nada “ilegal” a Moro. “Ele [Moro] disse que eu pedi em uma reunião de ministros. Uma reunião de ministros. A gente ia pedir algo ilegal? Não peço ilegal nem individualmente, que dirá em forma coletiva”, afirmou Bolsonaro.

Sergio Moro anunciou a demissão do Ministério da Justiça em 24 de abril. Na ocasião, fez um pronunciamento no qual disse que Bolsonaro havia tentado interferir politicamente na PF ao cobrar a troca no comando da corporação. Desde o início, Bolsonaro nega. Diante do que foi dito por Moro no anúncio de demissão, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu, e o STF autorizou a abertura de um inquérito para investigar as acusações.

Em outra decisão, também dada nesta quarta-feira (6), Celso de Mello determinou que os advogados de Moro sejam informados, com 48 horas de antecedência, dos depoimentos de testemunhas no caso. Celso de Mello também assegurou o mesmo direito ao presidente Jair Bolsonaro, “desde que assim o requeira”.

Foto: divilgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.