terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.5619 Dólar 5.1244

FECOMÉRCIO-BA DEFENDE ABERTURA ‘COM SEGURANÇA’ DO COMÉRCIO

Redação - 06/05/2020 12:31

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos de Souza Andrade, comentou as negociações para reabertura gradual do comércio em Salvador diante da pandemia de coronavírus.

“Já há uma liberação não tão grande do serviço. Mas se sabe que tem o comércio de bairro em Salvador, onde lojas abaixo de 200 m² estão funcionando, e temos um comércio de shopping em véspera de Dia das Mães. Estamos sofrendo muito, a pressão está sendo muito grande em cima da federação e dos representantes do comércio varejistas”, afirmou o dirigente em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole.

“Estamos num baque muito grande, mas dialogando com o prefeito no sentido de buscar a melhor data de abrir o comércio com segurança. A coisa mais importante que nós temos é a vida humana. Agora, precisamos manter nossas empresas vivas. Se demorar mais 30 ou 60 dias, as empresas não vão sobreviver”, acrescentou.

Sobre as vendas do Dia das Mães, segunda data mais importante para o comércio, Carlos Andrade avalia que não há como abrir sem dar as garantias de segurança para a população. “Quem está empregado, não está preocupado em fazer débito. Quem está desempregado não quer nem saber de passar na rua, mesmo com comércio aberto. O comércio de shoppings é forte e tem uma participação grande no mercado. Era melhor abrir depois do Dia das Mães com segurança do que abrir antes, ter uma corrida para os shoppings e daqui a 15 dias fechar tudo de novo. Nós concordamos e estamos de acordo. Seria muito pior”, afirmou.

“Estamos pensando em abrir de 18 a 20 e comemorar o Dia das Mães. Tem que se comemorar todo dia, filosoficamente todo dia é dia de mãe. Mas pensamos em comemorar na última semana de maio para ver se pelo menos a gente respira. Os empresários do comércio, principalmente os lojistas, estão há 60 dias sem vender nada”, finalizou.

 

Foto: Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.