Os bairros de Mussurunga e Cajazeiras foram as regiões onde mais choveu nas últimas seis horas, conforme indica o monitoramento feito pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Segundo o chefe da pasta, Sosthenes Macêdo, foram registrados 39,4mm de acumulados de água em Mussurunga e 33,4mm em Cajazeiras. Na sequência aparece o bairro de São Cristóvão, com 33mm, e Palestina, com 29,8mm.
O período chuvoso ficou mais intenso na capital devido a um canal de umidade que vem do oceano Atlântico, que deixa a cidade el alerta para risco de alagamentos e deslizamentos. Até às 10h desta segunda-feira (6), o órgão havia registrado 23 solicitações de emergência, entre elas cinco deslizamentos de terra e oito ameaças de deslizamento.
“Tivemos um escorregamento de terra na região da Avenida Jequitaia, na cota superior da contenção, o que levou a um problema no transito, já equacionado pelas equipes da Transalvador, Limpurb e Codesal”, disse Sosthenes, reforçando que qualquer solicitação de emergência deve ser comunicada por meio do telefone 199.
Foto: João Paulo Almeida