sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

BAHIA TEM PERDA DE 40% NA RECEITA DO COMÉRCIO E NO VAREJO. SALVADOR CHEGA A 52%, DIZ ESTUDO

Redação - 05/05/2020 07:04 - Atualizado 05/05/2020

Segundo dados de um levantamento inédito mapeado pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) a Bahia já teve uma perda de 40% na receita do comércio e setor de serviços. A mesma pesquisa mostra uma perda ainda maior em Salvador, chegando a 52%. A pesquisa engloba o período de 24 de março – quando a quarentena alcançou todas capitais – a 27 de abril na comparação com os 30 dias imediatamente anteriores.

O ICVA utiliza modelos matemáticos e estatísticos para calcular o desempenho do varejo e do setor de serviços e não leva em conta apenas a base de clientes da Cielo, uma empresa de meio de pagamentos. O índice também é utilizado para municiar órgãos públicos – como o Banco Central – sobre o ritmo da atividade econômica do país.

Para a Confederação Nacional do Comércio (CNC), os estragos da crise já são bilionários. Um levantamento da entidade mostrou que as perdas no varejo somaram R$ 86 bilhões entre 15 de março e 18 de abril, o que também representa uma queda de 39% em relação ao que o setor vendia antes de a pandemia se agravar no país. “O comércio varejista, a partir da segunda metade de março, passou a registrar uma movimentação, um volume financeiro, muito menor do que em janeiro e fevereiro”, afirma o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes.

O estudo do Cielo revela uma retração bastante intensa no varejo de todo o Brasil – no período analisado, foi de 39% no país. A intensidade da queda dos estados é bastante diferente. Em Tocantins, o recuou chegou a 17%. No Pará e no Mato Grosso, 20%. “O estado de São Paulo e a capital foram os mais impactados pela doença, então predomina um maior volume de fechamento de lojas quando se compara com demais capitais do país”, afirma o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli. “Se olharmos as estatísticas da Covid-19 nos estados, há uma correlação muito forte com esse estudo.” Na média do país, o faturamento do comércio e do setor de serviços caiu 39%, segundo o levantamento.

Foto: divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.