sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

TRUMP AMEAÇA CHINA COM NOVAS TARIFAS DE IMPORTAÇÃO

admin - 02/05/2020 09:15 - Atualizado 02/05/2020

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que seu árduo acordo comercial com a China agora é de importância secundária diante da pandemia de coronavírus e ameaçou novas tarifas sobre Pequim, enquanto seu governo elaborava medidas de retaliação sobre o surto. A retórica aguçada de Trump contra a China refletiu sua crescente frustração com Pequim sobre a pandemia, que custou dezenas de milhares de vidas nos Estados Unidos, provocou uma contração econômica e ameaçou suas chances de reeleição em novembro.

Duas autoridades americanas, falando sob condição de anonimato, disseram que uma série de opções contra a China estavam em discussão, mas alertaram que os esforços estão nos estágios iniciais. As recomendações ainda não atingiram o nível da principal equipe de segurança nacional de Trump ou do presidente, disse uma autoridade à Reuters. “Há uma discussão sobre o quão difícil atingir a China e como calibrá-la adequadamente”, disse uma das fontes, com Washington caminhando na corda bamba em seus laços com Pequim, enquanto importa produtos de proteção individual (EPI) de lá e tem receio de prejudicar um acordo comercial sensível.

Trump deixou claro, no entanto, que suas preocupações com o papel da China na origem e disseminação do coronavírus estavam ganhando prioridade em relação a seus esforços para construir um acordo comercial inicial com Pequim. “Assinamos um acordo comercial onde eles deveriam comprar, e eles estão comprando muito, na verdade. Mas isso agora se torna secundário ao que ocorreu com o vírus”, disse Trump a repórteres. “A situação do vírus simplesmente não é aceitável.”

(Foto: GETTY IMAGES )

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.