O faturamento do comércio brasileiro encolheu 39% em relação ao período anterior à pandemia de coronavírus e setor acumulou em 5 semanas uma perda de R$ 86,4 bilhões, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Somente nas duas primeiras semanas de abril, as perdas foram estimadas em R$ 35,19 bilhões, de acordo com estudo divulgado nesta quinta-feira (30).
Com o forte tombo das vendas e do nível de atividade do setor, a CNC avalia que a crise tem potencial para eliminar 28% dos postos de trabalho formais em até 3 meses, o que pode resultar em um corte de até 2,2 milhões de vagas de emprego.
“A concretização desse cenário, no entanto, dependerá de como as empresas do setor reagirão às medidas anunciadas pelo governo e, em última instância, à própria evolução da pandemia nas próximas semanas”, destacou a CNC.
De acordo com o levantamento, as maiores perdas no varejo se concentraram nos segmentos de itens não essenciais (R$ 78,27 bilhões). Já as perdas nos segmentos de alimentos e medicamentos –que respondem por 37% do varejo brasileiro – totalizaram R$ 8,13 bilhões no período entre os dias 15 de março e 18 de abril. (G1)
Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil