CIDADES BAIANAS RECEBERÃO NOVOS LEITOS DE UTI NA PRÓXIMA SEMANA

CIDADES BAIANAS RECEBERÃO NOVOS LEITOS DE UTI NA PRÓXIMA SEMANA

Na terça-feira (5) o hospital Santa Clara, em Salvador e o Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista receberão novos leitos para pacientes infectados pela Covid-19. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destacou os novos leitos que serão entregues na semana que vem.
“O Hospital das Clínicas, em Vitória da Conquista, vai oferecer 20 leitos de UTI e mais 20 de enfermaria. Em Salvador, o Hospital Santa Clara, que terá oito leitos de UTI e mais 40 leitos de retaguarda Clínica. Conquista é uma região que atrai pessoas de vários municípios, nós estamos abrindo leitos no Hospital das Clínicas, no Hospital Geral de Vitória da Conquista e estamos avaliando a contratação de leitos também no hospital do IBR”.

O superintendente da Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), José Saturnino Rodrigues, informa que a instituição será a responsável pela administração dos hospitais Riverside e Santa Clara. “As duas unidades juntas vão operar com cerca de 400 funcionários, sendo 360 pessoas no corpo de enfermagem, técnicos, limpeza e segurança e outros 40 médicos de diversas especialidades”, afirma.

Ainda segundo Rodrigues, caso haja um agravamento do quadro clínico dos pacientes durante o internamento, eles serão estabilizados e regulados para unidades de maior complexidade, a exemplo do Instituto Couto Maia, Hospital Geral Ernesto Simões ou Hospital Espanhol, por exemplo.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, estes leitos ampliarão a nossa capacidade de absorver pacientes que necessitem de internação. “Hoje, dos 785 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 276 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 35%. Progressivamente vamos abrir novos leitos, como esses 209, mediante o aumento da demanda por internação”, afirma.