Por: João Paulo Almeida
O governo federal escolheu o advogado André Luiz Mendonça como substituo de Sérgio Moro no Ministério da Justiça. Na sua saída Moro fez uma série de acusaçõespesadas contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). As acusações caíram como uma bomba no lado da oposição ao governo que pede a investigação dos fatos.
Em contato com o Portal Bahia Econômica, o deputado federal Daniel Almeida Pc do B pediu uma apuração rigorosa as denúncias feitas por moro. “Eu acho que a saída dele e as acusações foram muito sérias. Elas precisam ser apuradas a fundo. Existem comissões na câmara para isso e existem mecanismos hoje no Brasil para isso”, disse o deputado.
Novo Ministro: André Mendonça é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, e pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Conforme o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, o novo ministro da Justiça tem interlocução com ministros do Supremo Tribunal Federal. André Luiz Mendonça participa das sessões do STF e manifesta as posições da União em processos no tribunal. Antes de assumir o cargo de ministro da AGU, Mendonça atuou como corregedor-geral do órgão, entre 2016 e 2018. Em 2011, Mendonça venceu, na categoria especial, o Prêmio Innovare, que identifica e divulga as melhores práticas exercidas no âmbito do Poder Judiciário, por idealizar e coordenar um grupo dedicado à recuperação de ativos desviados em casos de corrupção, que recuperou bilhões de reais aos cofres públicos.
Foto: divulgação