A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), fábrica de mobiliário urbano da Prefeitura, começou a produzir protetores faciais feitos de PVC para o uso dos profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia do coronavírus. O órgão é responsável pelo estudo, projeto e desenvolvimento de produção de praças, passarelas e academias de saúde.
O primeiro lote com 10 mil equipamentos já está sendo entregue aos servidores das secretarias municipais de Saúde (SMS), de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e de Ordem Pública (Semop), além da Guarda Civil Municipal (GCM). A medida se une a tantas outras adotadas pela gestão municipal para conter a disseminação do coronavírus. A previsão é que um segundo lote com 10 mil protetores seja produzido, caso necessário.
Os protetores, que são colocados por cima da máscara convencional, estão sendo fabricados pelo Departamento de Novas Tecnologias e Inovação da Desal, com materiais que já eram usados para confecção de placas de comunicação visual e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Compostos de PVC e acetato, os equipamentos possuem um ilhós e um regulador em borracha.
Foto : Divulgação