Por: João Paulo Almeida
Em contato com o portal Bahia Econômica, o vereador e pre-candidato a prefeitura de Salvador pelo PRTB, Cézar Leite criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu nesta quarta-feira (29) a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal(Veja aqui). Segundo o Vereador o nome escolhido por Bolsonaro tinha aprovação de delegados da Polícia Federal e mostra mais uma vez uma clara intervenção entre do poder judiciário no poder executivo.
“Eu acho que o Supremo não tinha que impedir essa nomeação. Eu acredito que o nome do Ramagem tinha aprovação de delegados da Polícia Federal. Essa ação do ministro Alexandre de Moraes mostra mais uma vez que o poder judiciário nos últimos anos tem intervido bastante no poder executivo. nos últimos anos temos visto com mais frequencia essas decisões e intervenções do poder judiciário. Eu não aprovo essa medida”, disse.
Questionado se o fato de Alexandre Ramagem ter uma ligação proxima com a família de Bolsonaro não iria atrapalhar o trabalho da Polícia Federal, o vereador explicou que não. “A PF é uma instituição independente. Não haveria nenhuma interferência do executivo em nenhuma ação da PF tenho certeza disso” explicou.
Outro lado: Ontem o portal conversou com o deputado Federal do Pc do B Daniel Almeida que criticou a escolha de Alexandre Ramagem para o cargo da Polícia Federal. Segundo o deputado o presidente está com problemas para governar. “Eu acho que ele está mais preocupado em proteger a família dele do que em governar o país. A escolha foi visando uma questão pessoal dele e não o melhor funcionamento de uma instituição muito importante para o país”, disse.(Veja aqui).
Ramagem trabalhou como segurança de Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018. A partir dali, criou uma relação de amizade próxima com a família. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) disse no sábado que vai apresentar uma ação na Justiça para impedir que Ramagem assuma o cargo. O deputado lembrou que Ramagem, além de ter chefiado a segurança de Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018, também é amigo dos filhos do presidente. Ramagem comemorou a virada de 2018 para 2019 em uma festa de Ano Novo ao lado do vereador Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente.
Foto: divulgação