Após anunciar a implantação de 39 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ajudar no combate ao coronavírus na capital baiana, a prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou que deve abrir ainda nesta semana o hospital de campanha que é montado no Wet’n Wild. Na primeira fase, a estrutura terá 50 vagas de UTI e 40 de enfermaria.
Além disso, serão entregues até a semana que vem mais 47 novos leitos no Itaigara Memorial, no Caminho das Árvores, unidade de saúde privada requisitada pelo município para enfrentar a pandemia. Até a primeira quinzena de maio, serão 163 novos leitos de UTI e de enfermaria, incluindo os 39 já disponíveis em quatro hospitais da capital baiana.
No Wet’n Wild, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), o Hospital de Campanha I (HCAMP I) já está praticamente pronto e vai oferecer 90 leitos, distribuídos entre a UTI e enfermaria. Neste momento, de acordo com a administração municipal, estão sendo finalizadas as instalações de rede elétrica, gás, refrigeração e câmara frigorífica.
A estrutura terá 600 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e equipe administrativa e de serviços gerais. No mesmo local, está sendo montado o HCAMP II, que terá, numa segunda fase, a mesma quantidade de leitos e será utilizado, caso haja evolução dos casos de covid-19 no próximo mês.
Foto: Igor Santos/Secom